Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Inquérito
Onde costuma fazer compras
Comércio Tradicional
Grandes Superficies
Lojas On Line
Ver Resultados

Rating: 3.5/5 (673 votos)


ONLINE
1

QUELUZ / BELAS

 

 

          

 

Orago: Nossa Senhora da Conceição.

A origem do nome Queluz, segundo David Lopes, deriva do árabe quê ou cã, que significa vale estreito ou leito de rio e lûz ou llûz, que significa amendoeira, tese perfilhada por José Pedro Machado.

Outrora um cenário campestre, de terrenos férteis e muita água, Queluz é hoje a primeira cidade do Concelho de Sintra, um espaço urbano, histórico e uma mais valia em termos de valor patrimonial.

A Freguesia de Queluz abrange uma área de 3.6 Km2 e integra, juntamente com as Freguesias de Monte Abraão e Massamá a Cidade de Queluz e uma das 20 freguesias que constituem o Concelho de Sintra.

No que respeita ao carácter sócio-económico de Queluz, a freguesia caracteriza-se por uma actividade essencialmente de comércio e serviços, maioritariamente familiares.

Existem cerca de 500 estabelecimentos, a par de 3 centros comerciais.

De acordo com os Censos 2011, Queluz tem um total de 26248 residentes, maioritariamente composto por mulheres. Quanto ao grupo etário, a faixa de idades compreende-se entre os 25 e os 64 anos.

Para conhecer melhor a população da Freguesia de Queluz consulte aqui alguns Dados Estatísticos dos Censos 2011. A 29 de Junho de 1925, o lugar de Queluz é desanexado da Freguesia de Belas (Artigo 1.º da Lei n.º 1:790, de 29 de Junho de 1925), permitindo criar sede própria, em 18 de Setembro de 1961 a sua importância crescente guindou-a a Vila e a 20 de Junho de 1997 ganhou finalmente o estatuto de cidade (Lei n.º 88/97 de 24 de Julho), que é constituída pelas freguesias de Massamá e Monte Abraão. Desde 29 de Junho de 2001 que a Junta de Freguesia de Queluz tem Sede nas instalações da Rua Conde de Almeida Araújo. As antigas instalações da Junta foram remodeladas e deram lugar à Sala Multiusos Fernando Ribeiro Leitão, que recebe temporariamente exposições de artistas da freguesia, outros eventos culturais e onde se realizam as reuniões de Assembleia de Freguesia.

Esta informação é retirada do site da junta de Freguesia....Click para mais Informação.